Novidade no rastreamento dos Correios mostra preocupação em aperfeiçoamento

e-commerce, que é uma forma de comércio eletrônico, tem crescido muito nos últimos anos. Isso fez com que muitas empresas lançassem plataformas de vendas e dispositivos para transações com clientes via internet. Não longe disso, os Correios, além de trabalhar com aplicativos em que o cliente pode obter serviços da estatal com a comodidade do uso do próprio celular (tais como o “Busca CEP”, “Correios Celular”, “SRO Mobile”, entre outros), também possibilita fazer o rastreamento, desde janeiro de 2018, de encomendas com o número do CPF ou do CNPJ.  

Antes dessa novidade, o usuário precisava ter em mãos o número de rastreio para saber a localização de sua encomenda. Pode ser que muitos usuários tenham ficado algumas vezes desapontados com a antiga forma de pesquisa, já que, por exemplo, numa necessidade urgente de rastrear sua encomenda, muitas vezes o cliente não possui o código de rastreamento fornecido pela estatal.  

No entanto, apesar de apresentar certa agilidade para o consumidor, ainda não ficou totalmente fácil rastrear produtos com o CPF ou CNPJ, já que o usuário precisa identificar esses números de documentos na hora da postagem, ou seja, informar os dados do remetente e/ou do destinatário. Assim, ambos podem ter acesso ao rastreamento do objeto.  

Outra questão que pode ficar aberta quando o assunto é a novidade, é o número de encomendas que pode aparecer na pesquisa com o CNPJ de uma empresa que tanto recebe, quanto envia objetos pelos Correios, já que a pesquisa consegue armazenar apenas as últimas 50 postagens daquele CNPJ. Em casos de demora para a entrega de uma encomenda, por exemplo, e que tem ocorrido em grande quantidade no Brasil, a empresa poderia perder informações sobre o rastreio de objetos que foram postados em dias anteriores, pois a armazenagem ficaria limitada às 50 postagens. 

Outro ponto que pode ser questionado com a novidade é que não basta apenas ter o número do CPF ou CNPJ do remetente e/ou do destinatário para o rastreamento. Também é necessário ter um login no site dos Correios, o que não torna tão simples o método, pois é necessário estar cadastrado no sistema da estatal para utilizar a ferramenta.  

Apesar de a ferramenta apresentar pontos a melhorar, como qualquer sistema que está em seu começo, a ideia dos Correios de simplificar o rastreamento de encomendas de seus clientes é válida, pois mostra que a estatal tem se preocupado em apresentar facilidades que forneçam comodidade aos seus clientes, com informações um pouco mais simples e precisas na busca por objetos postados. A ferramenta se torna ainda mais importante tendo em vista o cenário atual de reclamações de usuários quanto à demora na entrega e até o extravio de suas encomendas. Nada obstante, também não retira a responsabilidade da estatal em aperfeiçoar o sistema como um todo, desde o momento da coleta à entrega da mercadoria.